
Fundo de Emergência das Nações Unidas para a Infância –
Sistema de Adoção e Desumanização da Infância
Desde a Antiguidade, a adoção é uma prática muito comum em diversos povos e culturas. Hoje, o sistema de adoção engloba diversas instituições de acolhimento, como os orfanatos e os lares adotivos, e precisa contornar uma gama de problemas, como a precariedade de infraestrutura e verba. Crianças ao redor de todo o mundo sofrem com abandono infantil, abuso físico e mental, negligência, etc.
São cerca de 17,8 milhões de crianças e adolescentes órfãos no globo. Estudos apontam que o risco de desenvolverem distúrbios neurológicos, se envolverem com prostituição e terem fichas criminais quando adultos é maior entre eles. Nos orfanatos, crianças são abusadas e negligenciadas com falta de pessoal especializado e em lares adotivos, sofrem nas mãos de pais adotivos que só estão interessados no apoio financeiro do governo.
Diante deste cenário, a UNICEF, como órgão das Nações Unidas, convoca uma reunião de emergência com representantes de seus países membros, com a finalidade de promover a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os delegados devem se comprometer a tomar medidas visando principalmente as necessidades das crianças, garantindo o direito à vida e à família.

.png)