
Organização Mundial do Comércio –
Inclusão de Pequenas Empresas e Startups no Sistema de Comércio Mundial (comitê em dupla)
O cenário empresarial atual vem assumindo historicamente uma característica de dominação do mercado e concentração de recursos, fato que fica claro na formação de oligopólios pelas multinacionais. Neste contexto em que a dinâmica de oferta e procura por produtos vem sendo condicionada pelas grandes empresas, as startups começaram a ocupar um espaço significante no mercado graças a atual disponibilidade e avanço da tecnologia juntamente com a popularização do pensamento empreendedor. Desse modo, é notável o crescimento e a diversidade de pequenos e médios negócios no comércio internacional.
No entanto, a dificuldade dos pequenos empresários de se posicionarem no Mercado perante os oligopólios criados pelas multinacionais é explícita. Vindo através de consequências históricas, esse problema tem causado impactos significativos para as sociedades e para a atual economia do globo. Reconhecendo isso, a Organização Mundial do Comércio, fundada em 1 de Janeiro de 1995 com a proposta de atuar nas relações mercadológicas internacionais e auxiliar no desenvolvimento e estabilidade financeira dos países membros, se encontra responsável por discutir tal situação no presente órgão.
Pauta-se a importância de conceber estratégias que proporcionem a inserção de pequenas empresas e startups no sistema capitalista mundial. Visando isso, os delegados desse comitê são convidados a iniciar um debate global acerca do problema enfrentado, e tentar encontrar soluções que facilitam e beneficiem o desenvolvimento comercial das Nações envolvidas. Sempre considerando as relações mercadológicas internacionais e os impactos desses comércios ao sistema econômico.

.png)